Qual dos novos Banners é seu favorito?

Toda Quarta-feira!

Avatar

Café da Manhã... SEM Café!

domingo, 31 de julho de 2011


A gente mal acorda de manhã e bate aquela fominha. O típico café da manhã nos lares brasileiros é um pãozinho francês com manteiga e uma xícara de café com leite, tendo como variação um copo de suco de laranja, uma fruta, uma fatia de queijo branco ou ainda um pedaço de bolo de fubá. Às vezes, frios como mortadela ou presunto ou um pedacinho de goiabada entram no cardápio. Variações à parte, a regra é fazer uma refeição leve pela manhã, mas você já se perguntou sobre o que será que se come no café da manhã do outro lado do mundo?

No Japão, a coisa é bem diferente, "Café da manhã" em japonês se fala asameshi (refeição da manhã) e o típico café da manhã no Japão é
tudo, menos leve. Tradicionalmente, ele é composto por uma tigela de gohan (arroz branco cozido), uma de misoshiru (caldo à base de pasta de soja), acompanhamentos do tipo cubos de tofu (queijo branco de soja) ou tsukemono (conservas de verduras ou legumes), yakizakana (peixe grelhado) e chá. Enfim, é praticamente um almoço ou um jantar! Em hotéis, é costume haver no cardápio dois tipos de café da manhã: o japonês, chamado de washoku (comida japonesa) ou o ocidental, chamado de yoshoku (comida ocidental). Via de regra, os hotéis oferecem como yoshoku o chamado "continental breakfast", composto por chá, café, leite, pãozinho, torradas ou croissant, manteiga, geléia e suco de laranja. Alguns hotéis chegam a ter o "american breakfast", que além de ter o que tem no "continental breakfast", tem ovos mexidos, presunto ou linguiça e cereais do tipo sucrilhos.
Você deve estar se perguntando: "Como os japoneses podem comer tanto logo no café da manhã e serem magros"? Bem, o hábito de fazer uma refeição volumosa de manhã vem de tempos antigos, em que as pessoas acordavam muito cedo e logo já estavam trabalhando em atividades que causavam muito desgaste físico. Embora hoje o estilo de vida seja mais sedentário, a comida japonesa não é rica em calorias, e no almoço os japoneses possuem o hábito de fazer uma refeição leve e rápida, mantendo um certo equilíbrio alimentar. Nas empresas e nas escolas (que são em período integral), o intervaloo para o almoço tem só 45 minutos de duração. Assim é mais tranquilo fazer uma boa refeição antes de sair de casa.

E é assim que é o café da manhã lá no Japão! xD Até o próximo post! =D

Fonte: Ranma 1/2 edição 10

1 comentários:

•Fã! disse...

Nya que delicia, sou gamada em comida japonesa *Q*
Uaaw alem das comidas serem boas elas não engordam, japoneses realmente fazem uma coisa simples virar complicada D:
//como isso?!

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p